quinta-feira, 23 de março de 2017

Casa da Moeda do Brasil - 320 Anos - 2014



ANVERSO: Brasão da Casa da Moeda do Brasil concebido segundo preceitos da heráldica, arte que guarda em sua simbologia os conceitos de tradição, valor e qualidade, de autoria da artista plástica Glória Dias, teve sua inspiração na expressão "Família Moedeira".
Sua composição ostenta o Escudo esquartelado, cujos quadrantes da diagonal ascendente são dedicados a representar os valores institucionais da Casa da Moeda do Brasil, neles se acham padrões compostos pelos ícones das duas principais vertentes de produção da Casa da Moeda do Brasil: os pares de cunho são alusivos aos produtos metalúrgicos, e o padrão composto por folhas de papel em rolagem faz referência aos produtos gráficos. A diagonal é dedicada aos valores humanos e trás os símbolos: roda dentada e paleta com pincéis, respectivamente representando Engenharia e Arte como ofícios pilares da expertise da Casa da Moeda há 320 Anos. Ao centro, se acha em sobreposição, o conjunto de Elmo e Espadim, peças históricas de cerimônia de Sagração do Moedeiro. Acima, figuram afrontados os dois Leões constantes da fachada do palacete estilo neoclássico, o primeiro prédio que foi construído especificamente para abrigar a Casa da Moeda do Brasil. Sobre as divisas sinuosas as legendas lema de sagração "FÉ LEALDADE / DEDICAÇÃO TRABALHO" e a "CASA DA MOEDA / DO BRASIL". Contornando a orla o texto "CASA DA MOEDA.1694.DO.BRASIL.2014".
REVERSO:  Sobre o fundo granitado as logomarcas: "CASA DA MOEDA DO BRASIL", acima e "ANO 320 / 1694.2014", abaixo, criada especificamente para as comemorações dos trezentos e vinte anos de história da Casa da Moeda do Brasil.

Gravador: Fernanda Costa
Cunhagem: Casa da Moeda
Metal: Prata
Dimensão: 50mm
Peso: 55g
Emissão: 295 unidades
Valor estimado: 130 dólares
Catálogo GG 2014.05.BR


Nenhum comentário:

Postar um comentário